Santa Maria

(55)2101-1300

Santa Cruz do Sul

(51)2106-1300

Notícias

Já sabe como declarar venda de carro no Imposto de Renda? Veja aqui!

13

ABR

Já sabe como declarar venda de carro no Imposto de Renda? Veja aqui!

Como declarar venda de veículo no IR 2022?


Vendeu um carro e gerou lucro? Se o veículo foi negociado por um preço superior ao da compra original, significa que – sim – pode ter imposto sobre esse valor. Mesmo com o cenário da desvalorização de automóveis.


Basta você informar na sua declaração do Imposto de Renda que se desfez do automóvel e, claro, também quem adquiriu o seu bem.  No formulário, deixae o item “Situação em 31/12/2021” em branco e informe a venda no campo “Discriminação” junto com o CNPJ ou CPF do comprador. Em relação aos veículos (grupo 02, código 01), acrescentar a marca, modelo, ano de fabricação, placa, data e forma de aquisição, além do Renavam que tem um campo específico.


Analise a seguinte situação: se o ganho capital for superior a R$35 mil (limite de isenção) é devido o imposto sobre a renda. Caso a pessoa física não apure e recolha o imposto, a Receita Federal poderá cobrar o IR, com os acréscimos legais. Ainda, se o valor do ganho de capital for menor do que R$35 mil, também deve ser declarado na sua ficha como “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.


Atualmente o sistema proporciona preencher a declaração online no site da Receita Federal. A plataforma ainda permite baixar o programa do imposto de renda, obter comprovante de rendimentos, obter cópia da declaração, emitir o DARF para pagar o imposto, consultar a restituição, dentre outros serviços.

Mesmo com a facilidade do preenchimento online de seus dados de comprovação do imposto de renda, é sempre indicado buscar um profissional qualificado ou contador para auxiliar na sua declaração.


Pra essas e mais dicas, fique sempre ligado aqui no nosso Blog da Minami!

Santa Maria: (55)98112-3854

Atendimento via Whatsapp

Novidades nos Seminovos Honda!