Santa Maria

(55)2101-1300

Santa Cruz do Sul

(51)2106-1300

Honda

Quais os critérios considerados na avaliação de veículos seminovos na hora da troca?

03

MAI

Quais os critérios considerados na avaliação de veículos seminovos na hora da troca?

No momento que você decide vender, comprar ou trocar o seu veículo seminovos, é interessante você ter conhecimento de quais serão os critérios de avaliação que irão determinar qual o valor de negócio.

Normalmente, o valor referência é baseado na FIPE, porém, os valores praticados sofrem a interferência de outros fatores. Veja só:


Tabela FIPE

A Tabela Fipe expressa preços médios de veículos anunciados pelos vendedores, no mercado nacional, servindo apenas como um parâmetro para negociações ou avaliações.

Apesar de ser muito difícil que um carro seja vendido pelo valor exato apresentado na tabela FIPE, os preços indicados nela são um ótimo ponto de partida, e servem como um referencial no momento da avaliação.


Quilometragem

Um carro que tem uma baixa quilometragem rodada tende a estar mais conservado – o que é um fator de valorização. Por outro lado, um veículo com alta quilometragem perde parte do seu valor no mercado. Neste momento, é fundamental ficar de olho nos casos de quilometragem adulterada.


Estado de conservação

Neste caso, o carro que teve muito cuidado, sem marcas de uso e bem conservado é valorizado no momento da avaliação. Caso o veículo apresente defeitos, isso – obviamente – o faz perder valor de mercado. Os aspectos analisados são:


Pintura: o estado da pintura do veículo pode levar à sua valorização ou desvalorização. Além disso, a cor da pintura também pode ter um impacto nesse momento.

Motor: mesmo que um carro esteja em perfeito estado externamente, é preciso considerar a conservação dos seus componentes internos – com destaque para o motor.

Bancos: bancos sujos e malconservados pesam negativamente na avaliação do veículo. Mais do que isso, também servem como indicativo de que o dono não tem muito cuidado com o carro.

Pneus: um veículo que está com os pneus desgastados indica que vai ser necessário fazer a troca desses componentes em pouco tempo – diminuindo o valor avaliado do carro.

Revisões: verificar se o carro passou por todas as revisões é uma ótima forma de garantir um bom estado de conservação. Quando isso não acontece, o valor de mercado pode cair.


Documentação

Qualquer irregularidade na documentação do carro pode baixar drasticamente o seu preço. Além disso, é fundamental consultar a existência de multas pendentes, financiamentos em aberto e a existência do manual do carro.

Enquanto todos os aspectos estruturais do veículo acabam sendo corrigidos em poucas semanas, a regulamentação dos documentos pode levar meses. Por essa razão, problemas na documentação geram uma grande desvalorização.


Quer tirar dúvidas? Entre em contato conosco por whatsapp ou instagram.

Pra essas e mais dicas, fique ligado(a) no nosso blog.

Santa Maria: (55)98112-3854

Atendimento via Whatsapp

Novidades nos Seminovos Honda!